SOBRE TINA

Tina Leme Scott é fotógrafa e durante os seus mais de 30 anos de carreira, atuou também como editora de fotografia, produtora de exposições e festivais fotográficos e artista visual.

Foi fotojornalista dos principais jornais e revistas do Brasil, como os jornais O Estadão e Folha de S. Paulo e várias publicações da Editora Abril, com trabalhos também publicados em veículos internacionais como BBC, The Guardian e The Washington Post. Foi correspondente da revista Manchete no Reino Unido, onde viveu durante 13 anos.

Na década de 1990, morou na Amazônia, documentando a região em um trabalho amplamente publicado no Brasil e no exterior. Esse projeto resultou em uma exposição individual e um foto-documentário itinerante apresentados em várias cidades do Brasil e do mundo.

Além de atuar na grande imprensa, Tina também colaborou com Organizações da Sociedade Civil . No Brasil, com a Comissão Pró Índio de São Paulo; na Amazônia com o Projeto Saúde e Alegria – onde ajudou a criar uma rede de comunicação comunitária na região da Flona Tapajós e Arapiuns; com a Partners of the Americas e com a Fundação Mokiti Okada. Em Londres, colaborou para o Secretariado Internacional da Anistia Internacional, para o British Refugee Council, CAFOD e Able Child Africa.

Tina foi ainda gerente de projetos especiais da Agência Pública e Agência Nossa, veículos de jornalismo independente voltados aos direitos humanos.

A fotógrafa acumula exposições individuais e coletivas realizadas dentro e fora do Brasil. Seu foco sempre foi documentar a cultura brasileira em toda a sua diversidade e riqueza, explorando diferentes regiões do país.

Por anos dedicou-se ao ensino da fotografia, com ênfase no desenvolvimento do olhar por meio da prática fotográfica, impactando milhares de pessoas no Brasil e na Inglaterra.

Tina foi membro do coletivo de mulheres artistas visuais, Uma Mulher Por Metro Quadrado – 1MULHERporM2, durante os seus 5 anos de existência.

Atualmente, paralelo ao trabalho documental, desenvolve uma pesquisa artística com flores [Série Âmago], criando imagens que frequentemente se assemelham a pinturas — todas captadas originalmente sem manipulação digital.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close