Bio

Tina Leme Scott 

Tina trabalha com fotografia desde 1985, como fotógrafa, editora de fotografia, curadora, produtora de exposições fotográficas e multimídia, organizadora e administradora de acervos fotográficos e professora de fotografia e percepção visual.

Formada em Jornalismo pela PUC-SP e pós-graduada em Arte e Desenvolvimento Humano pela Faculdade Messiânica, frequentou cursos de fotografia e edição de imagens no Senac, em São Paulo, e na London School of Communications, no Greenwich College, no Photofusion e no Publishing Training Centre, em Londres.

Atuou como fotojornalista em São Paulo nos anos 80 e 90 colaborando para os jornais O Estado de São Paulo, o extinto Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, para publicações das editoras Abril, Globo e Bloch Editores e para o jornal britânico The Guardian. Tina também construiu sua carreira no terceiro setor como fotógrafa, editora de fotografia, professora de fotografia, coordenadora de projetos, captadora e administradora, no Brasil e na Inglaterra.

De 1989 a 1991 residiu na Amazônia, desenvolvendo projetos de ensino de fotografia (fotografia participativa) para jovens ribeirinhos assistidos pela ONG Projeto Saúde e Alegria, colaborando com reportagens para a Agência Estado e realizando projetos pessoais de documentação da região amazônica, publicados em veículos no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Reino Unido. Também contribuiu para expedição científica do Smithsonian Tropical Research Institute.

De 1996 a 2009 viveu na Inglaterra, onde foi fotógrafa correspondente da extinta Revista Manchete, além de editora de fotografia, administradora e organizadora do acervo fotográfico da ONG CAFOD e administradora da ONG AbleChildAfrica.

É autora do documentário fotográfico Amazônia Brasileira, que foi apresentado em palestras, escolas, universidades e centros culturais do Brasil e Inglaterra.

De volta ao Brasil em 2009, montou um estúdio de fotografias de produtos para e-commerce, foi editora de fotografia, fotógrafa e administradora do acervo fotográfico da revista Time Out SP e produziu exposições para a DOC Galeria, para a Galeria Nikon e para três edições do evento anual Mostra São Paulo de Fotografia. Foi curadora e organizadora das exposições multimídia e de fotojornalismo da Casa Pública de Jornalismo no Rio de Janeiro, braço cultural da Agência Pública de jornalismo independente. Ainda na Pública, trabalhou como gerente de projetos especiais e captadora.

Ensina fotografia desde 1989. Ministrou cursos de fotografia nas Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de SP e workshops de fotografia e percepção visual em escolas, organizações do terceiro setor, museus e universidades no Brasil e Inglaterra, além de fotografia participativa no Projeto Saúde e Alegria na Amazônia. Desde 1991 é palestrante sobre suas pesquisas e trabalhos fotográficos.

Tina vem atuando como voluntária de ONGs na área da fotografia e de coordenação de projetos desde os anos 80. No Brasil, contribuiu para a Comissão Pró-Índio de SP, Projeto Saúde e Alegria e Projeto Mulheres de Parelheiros, Agentes de Transformação Socioambiental e no Setor de Cultura e Arte da Fundação Mokiti Okada, onde, com o grupo de voluntários, fez curadoria, produção e montagem de exposições de grandes artistas e fotógrafos brasileiros no Centro Cultural do Solo Sagrado de Guarapiranga. Na Inglaterra, foi voluntária na Anistia Internacional, no British Refugee Center – Karibou Day Center e na Way Widowed & Young.

A fotógrafa foi membro do coletivo de artistas visuais 1MULHERporM2.

Entre suas atividades atuais, ministra cursos e workshops de fotografia, é palestrante sobre suas pesquisas fotográficas, organiza exposições multimídia e desenvolve sua fotografia autoral. É coordenadora do projeto “Conexão Audiovisual” da ONG Partners of the Americas – Capítulo SP em escolas públicas da periferia de São Paulo. É membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB .

ACADÊMICO

1992  Comunicação Social – Jornalismo  – PUC-SP.

2015  Pós-graduação em Arte e Desenvolvimento Humano – Faculdade Messiânica SP.

CURSOS E RESIDÊNCIAS

1985  Fotografia, SENAC – SP.

1992  Tecnologias digitais na fotografia, SENAC – SP.

2005  Picture Researching, London College of Communications, Londres.

2007  Photoshop for Photographers, Greenwich College, Londres.

2008  Advanced Photoshop, Photofusion, Londres.

2016 Seeing Through Photographs com Sarah Meister, The New York Museum of Modern Art on Coursera.

2017  Expografia com Nilo Almeida, Gare Cultural, SP.

2017 – 2019 Residência Artística, Solo Sagrado de Guarapiranga, São Paulo, coordenadoria de Jô Reginatto e Elias Muradi.

EXPOSIÇÕES E EVENTOS

2019 – 2020 Exposição coletiva “1MULHERporM2”.

  • Março 2019 – espaço opHcina, São Paulo;
  • Julho/Agosto 2019 – Espaço Índigo ARTE, Bragança Paulista – SP;
  • Agosto/Setembro 2019 – Pinacoteca de Sorocaba – SP;
  • Dezembro 2019/Janeiro 2020 – Centro Educacional Adamastor, Guarulhos – SP
  • Março 2020 – Casa de Vidro/Museu da Cidade, Campinas – SP

Em todas as exposições, apresenta palestras sobre fotografia e participa do Encontro com as Artistas.

2017 até o presente Palestrante sobre pesquisa de sua autoria, Lente Feminina, que mostra as descobertas científicas e trabalhos realizados por mulheres ao longo da história da fotografia.

2016 Mediadora da palestra Conversa Pública Fotojornalismo: a experiência por trás das lentes. Na Casa Pública, Rio de Janeiro. Participação dos grandes nomes do fotojornalismo do Rio de Janeiro, com Ana Carolina Fernandes, Carlos júnior, Luiz Baltar e Kátia Carvalho.

1996 – 1998 Exposição individual itinerante Amazônia Puro Instinto sobre a vida da população ribeirinha da Amazônia.

  • Centro Cultural The Brewery Arts Center em Kendal, Inglaterra;
  • Canning House durante evento da Embaixada Brasileira, Londres, Inglaterra;
  • Gallery 1885 at The Camera Club, Lonbdres, Inglaterra;
  • Todas as exposições incluíram o “Encontro com a fotógrafa”, com palestra e exibição do fotodocumentário “Brazilian Amazon” de sua autoria que também foi exibido em centros culturais e escolas em várias cidades da Inglaterra.

1993 –1995 Exposição itinerante – Amazônia Puro Instinto.

  • Estação Consolação do Metrô de São Paulo;
  • Centro Cultural de Jaguariúna – SP;
  • Universidade São Francisco, Bragança Paulista – SP;
  • Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SP.
  • As exposições incluíram o “Encontro com a fotógrafa”, com palestra e exibição do fotodocumentário Amazônia Brasileira de sua autoria que também foi exibido em centros culturais e escolas em cidades do estado de São Paulo.

1992

  • Exposição Coletiva Amazônia Cabocla – Parque do Flamengo durante o Encontro Mundial para o Meio Ambiente – ECO-92.
  • Exposição Coletiva O Desbravar do Século da Vida com participação de fotografias produzidas na Amazônia, exibida no Museu Nacional – RJ, e percorrendo várias capitais brasileiras e nas cidades de Boston, Genebra, Moscou, Oslo e Hiroshima.

1991 – 1998 Documentário fotográfico Amazônia Brasileira de autoria da fotógrafa exibido junto com palestra sobre a Amazônia em escolas, universidades e centros culturais em várias cidades do Brasil e da Inglaterra.

1989 Exposição individual São Paulo em Imagens – Casa de Cultura, Bragança Paulista – SP.


Créditos do site Logo: Tina Vieira/Estúdio Vermelho
Revisão do texto: Carlos Tranjan/Editora Página Viva
Foto de Tina: Ronald Luv

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close