Bio

Tina Leme Scott 

Tina trabalha com fotografia desde 1985, como fotógrafa, editora de fotografia, curadora, produtora de exposições fotográficas e multimídia, organizadora e administradora de acervos fotográficos e professora de fotografia e percepção visual.

Formada em Jornalismo pela PUC-SP e pós-graduada em Arte e Desenvolvimento Humano pela Faculdade Messiânica, frequentou cursos de fotografia e edição de imagens no Senac, em São Paulo, e na London School of Communications, no Greenwich College, no Photofusion e no Publishing Training Centre, em Londres.

Atuou como fotojornalista em São Paulo nos anos 80 e 90 colaborando para os jornais O Estado de São Paulo, o extinto Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, para publicações das editoras Abril, Globo e Bloch Editores e para o jornal britânico The Guardian. Tina também construiu sua carreira no terceiro setor como fotógrafa, editora de fotografia, professora de fotografia, coordenadora de projetos, captadora e administradora, no Brasil e na Inglaterra.

De 1989 a 1991 residiu na Amazônia, desenvolvendo projetos de ensino de fotografia (fotografia participativa) para jovens ribeirinhos assistidos pela ONG Projeto Saúde e Alegria, colaborando com reportagens para a Agência Estado e realizando projetos pessoais de documentação da região amazônica, publicados em veículos no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Reino Unido. Também contribuiu para expedição científica do Smithsonian Tropical Research Institute.

De 1996 a 2009 viveu na Inglaterra, onde foi fotógrafa correspondente da extinta Revista Manchete, além de editora de fotografia, administradora e organizadora do acervo fotográfico da ONG CAFOD e administradora da ONG AbleChildAfrica.

É autora do documentário fotográfico Amazônia Brasileira, que foi apresentado em palestras, escolas, universidades e centros culturais do Brasil e Inglaterra.

De volta ao Brasil em 2009, montou um estúdio de fotografias de produtos para e-commerce, foi editora de fotografia, fotógrafa e administradora do acervo fotográfico da revista Time Out SP e produziu exposições para a DOC Galeria, para a Galeria Nikon e para três edições do evento anual Mostra São Paulo de Fotografia. Foi curadora e organizadora das exposições multimídia e de fotojornalismo da Casa Pública de Jornalismo no Rio de Janeiro, braço cultural da Agência Pública de jornalismo independente. Ainda na Pública, trabalhou como gerente de projetos especiais e captadora.

Ensina fotografia desde 1989. Ministrou cursos de fotografia nas Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de SP e workshops de fotografia e percepção visual em escolas, organizações do terceiro setor, museus e universidades no Brasil e Inglaterra, além de fotografia participativa no Projeto Saúde e Alegria na Amazônia. Desde 1991 é palestrante sobre suas pesquisas e trabalhos fotográficos.

Tina vem atuando como voluntária de ONGs na área da fotografia e de coordenação de projetos desde os anos 80. No Brasil, contribuiu para a Comissão Pró-Índio de SP, Projeto Saúde e Alegria e Projeto Mulheres de Parelheiros, Agentes de Transformação Socioambiental.  Na Inglaterra, foi voluntária na Anistia Internacional, no British Refugee Center – Karibou Day Center e na Way Widowed & Young.

Entre suas atividades atuais, ministra cursos e workshops de fotografia, é palestrante sobre suas pesquisas fotográficas, organiza exposições multimídia e desenvolve sua fotografia autoral. É membro do coletivo de mulheres artistas visuais 1MULHERporM2 e filiada à Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB.


Créditos do site Logo: Tina Vieira/Estúdio Vermelho
Revisão do texto: Carlos Tranjan/Editora Página Viva
Foto de Tina: Iara Venanzi

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close