1MULHERporM2

English bellow

Idealizado por Lucrécia Couso, 1MULHERporM2 propõe, desde 2019, discussões sobre arte contemporânea, realizando obras e intervenções em espaços públicos, institucionais e áreas não convencionais onde possam atingir um grande número de pessoas e fomentar reflexões e questionamentos em relação à condição feminina e humana. Os trabalhos são criados através de técnicas multimídia, pintura, desenho, colagem, gravura, fotografia, livro de artista, instalação e intervenção urbana. Os trabalhos são criados através de técnicas multimídia, pintura, desenho, colagem, gravura, fotografia, livro de artista, instalação e intervenção urbana.

Fazem parte do Coletivo as artistas Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina, e Tina Leme Scott.

Além das exposições realizam workshops, palestras sobre arte e representatividade feminina e encontro com as artistas.

Instagram/facebook @1mulherporm2

Link para visita guiada – exposição Pontos de Fuga

Link para a lista de exposições realizadas

Exposição GEOMETRIA DO ENCONTRO

Exposição Amanhã Serei Raiz

Exposição PONTOS DE FUGA

Exposição 1MULHERporM2 – A SEMENTE

Manifesto em movimento

1MULHERporM2

A injustiça, os preconceitos de classe, gênero, raça, o não acolhimento ao outro e a destruição do meio ambiente estão escancarados neste início de século em que as fortes transformações tecnológicas fazem de todos nós seres interconectados, viventes de um mundo em rede, que torna o planeta, finalmente, uma comunidade global. 

Nossos destinos estão definitivamente unidos. O mal que atinge um, afeta todos.

Diante desse panorama distópico, as artistas que compõem o Coletivo 1MULHERporM2, em suas mais variadas origens artísticas, vêm trazer sua voz, sua pulsão de vida e compartilhar, cada uma à sua maneira, a sua sensibilidade. Atuam à semelhança dos minúsculos vagalumes na imensidão da noite do mundo. E o fazem através da resistência e do empenho do Coletivo, que busca romper barreiras e levar a arte para junto das populações sem acesso a ela, realizando exposições itinerantes em espaços públicos, institucionais e não convencionais.

Artistas, mães, filhas, companheiras e profissionais, com suas poéticas e temáticas pessoais, expressam a potência da arte feita por mulheres, que, unidas em um coletivo,  veem a sua voz e sua força amplificadas. Ao mesmo tempo em que cada criação é particular, são obras universais que dialogam com o momento. 

O nome 1MULHERporM2 relaciona a produção artística de obras de 1m por 1m ao ainda limitado espaço da mulher na sociedade atual, ao mesmo tempo que buscam expandir-se para todos os m² possíveis.

As artistas do Coletivo assumem que ao colocarem a sua arte no mundo, estão também se colocando em relação com o outro, compartilhando sua sensibilidade, tornando este ato um momento político, transformador, capaz de mobilizar forças latentes adormecidas.

Somos uma só humanidade. 

Alteridade é o nosso estandarte.

Created by artist Lucrecia Couso, 1MULHERporM2 (A woman per square meter) is a Collective of 16 women visual artists who, since March 2019, propose discussions on women and contemporary art, in which using their own means of expression and creative process, must occupy a square meter with their work, thus making a relationship of literal occupation of a physical space with the role of women in today’s world art and society.

More on our exhibitions and events here

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close