1MULHERporM2

English bellow

Idealizado pela artista Lucrécia Couso, o Coletivo 1MULHERporM2  é formado por 15 mulheres artistas visuais que, desde março de 2019, propõem discussões sobre arte contemporânea, em que cada uma, fazendo uso de seu próprio meio de expressão e processo criativo, deve ocupar um metro quadrado com sua obra, fazendo assim, uma relação de ocupação literal de um espaço físico com o desempenho e papel da mulher na sociedade mundial atual.

Fazem parte do Coletivo as artistas Adriana Bertini, Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fernanda Klee, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina, e Tina Leme Scott, que usam técnicas multimídia, pintura, fotografia, colagem e gravura.

Além das exposições nós realizamos workshops, palestras sobre arte e representatividade feminina e encontro com as artistas.

Instagram/facebook @1mulherporm2

www.1mulherporm2.com

Mais detalhes sobre as exposições e eventos nesse link

Durante o ano de 2019 e início de 2020 nós itineramos a exposição homônima com obras de 33 artistas, que foi paralisada em decorrência da pandemia da Covid-19. A partir de abril de 2020 o Coletivo manteve a permanência do grupo com encontros virtuais, produzindo obras e propondo novas formas de ocupações, já que museus, galerias e instituições se encontravam fechados. Esse tempo suspenso afetou a vida de todas as pessoas e consequentemente a produção das artistas, modificando as suas rotinas pessoais, somando a expectativa de sobrevivência e de retomada da normalidade às suas propostas de trabalhos artísticos. 

Assim terminamos o ano com um projeto de ocupação da cidade, em áreas não convencionais e de grande fluxo de transeuntes, com uma exposição em formato de cartazes de rua lambe-lambe na Estação Clínicas do metrô de São Paulo.

Em 2021 seguimos com exposições nas ruas, no Festival de Fotografia de Paranapiacaba e no muro da Unibes Cultural.

Exposições

2021

No site www.1mulherporm2.com, exposição virtual Pontos de Fuga, pioneira no uso de linguagem de game.

2021 Exposição Amanhã Serei Raiz, Coletivo 1MULHERporM2

  • Maio/Outubro – Unibes Cultural – São Paulo
  • Setembro/Novembro – Museu Municipal Prof. Neide Rodrigues Gomes, Joanópolis – SP

Exposição 1MULHERporM2 – A SEMENTE

2021 Eventos

  • Junho – Mostra Emmeio#13 – PANORAMAS 2021 – evento online promovido pela Universidade de Valência, Espanha e pelo MediaLab da Universidade de Brasília;
  • Participação/Palestrante no XII Colóquio Internacional de Desigualdade de Gêneros da Universidade de Guadalajara

2020 – 2021 Exposição Pontos de Fuga, Coletivo 1MULHERporM2

  • Setembro/Novembro – Museu Municipal Prof. Neide Rodrigues Gomes, Joanópolis – SP
  • Março 2021 – Festival de Fotografia de Paranapiacaba – em cartaz;
  • Outubro 2020 – Metrô SP – Linha da Cultura, Biblioteca Neli Siqueira;
  • Dezembro 2020/Maio 2021 – Metrô SP – Estação Clínicas, Linha Verde – São Paulo;
  • Exposição virtual em cartaz permanente no http://www.1mulherporm2.com

2019 – 2020 Exposição coletiva 1MULHERporM2.

  • Março 2019 – espaço opHcina, São Paulo;
  • Julho/Agosto 2019 – Espaço Índigo ARTE, Bragança Paulista – SP;
  • Agosto/Setembro 2019 – Pinacoteca de Sorocaba – SP;
  • Dezembro 2019/Janeiro 2020 – Centro Educacional Adamastor, Guarulhos – SP;
  • Março 2020 – Casa de Vidro/Museu da Cidade, Campinas – SP

Manifesto 1MULHERporM2

 Somos uma só humanidade. 

A injustiça, os preconceitos de classe, gênero, raça, o não acolhimento ao outro e a destruição do meio ambiente, estão escancarados neste início de século em que as fortes transformações tecnológicas fazem de todos nós seres interconectados, viventes de um mundo em rede, que torna o planeta, finalmente, uma comunidade global. 

Nossos destinos estão definitivamente unidos. O mal que atinge um, afeta todos.

Diante desse panorama distópico, as artistas que compõem o Coletivo 1MULHERporM2, em suas mais variadas origens artísticas, vêm trazer sua voz, sua pulsão de vida e compartilhar, cada uma à sua maneira, a sua sensibilidade. Atuam à semelhança dos minúsculos vagalumes na imensidão da noite do mundo. E o fazem através da resistência e do empenho do Coletivo, que busca romper barreiras e levar a arte para junto das populações sem acesso a ela, realizando exposições itinerantes em espaços públicos, institucionais e não convencionais. 

Artistas, mães, filhas, companheiras e profissionais, com suas poéticas e temáticas pessoais, expressam a potência da arte feita por mulheres, que, unidas em um coletivo,  veem a sua voz e sua força amplificadas. Ao mesmo tempo em que cada criação é particular, são obras universais que dialogam com o momento. 

O nome 1MULHERporM2 relaciona a produção artística de obras de 1m por 1m ao ainda limitado espaço da mulher  na sociedade atual, ao mesmo tempo que buscam expandir-se para todos os m² possíveis.

As artistas do Coletivo assumem que ao colocarem a sua arte no mundo, estão também se colocando em relação com outro, compartilhando o sensível, tornando este ato um momento político, transformador, capaz de mobilizar forças latentes adormecidas.

Alteridade é o nosso estandarte.

Created by artist Lucrecia Couso, 1MULHERporM2 (A woman per square meter) is a Collective of 16 women visual artists who, since March 2019, propose discussions on women and contemporary art, in which using their own means of expression and creative process, must occupy a square meter with their work, thus making a relationship of literal occupation of a physical space with the role of women in today’s world art and society.

More on our exhibitions and events here

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close